SITES, BLOGS E GRUPOS DE PESQUISA

Apresentamos nesta seção dicas de sites, blogs e grupos de pesquisa altamente referenciados, que se dedicam às temáticas do trabalho com ênfase para o Direito, mas com perspectiva interdisciplinar. Consulte os sites e busque neles as seções de artigos ou doutrina para aproveitar ao máximo seus arquivos como preciosas fontes de pesquisa. 

 

  • Grupo de pesquisa Mundo do Trabalho e Suas Metamorfose 

Esse grupo de pesquisa coordenado pelo Professor Ricardo Antunes é vinculado ao Departamento de Sociologia do IFCH/UNICAMP e ao CNPq. Dentre os objetivos principais do grupo estão o de incentivar o desenvolvimento de um amplo trabalho de pesquisa (individual e coletivo), aglutinando graduandos, pós-graduandos, pós-doutorados e docentes do IFCH/UNICAMP, em colaboração com um expressivo número de professores e pesquisadores de outras universidades nacionais e internacionais. Como exemplo mais relevante de pesquisa desenvolvido pelo grupo, o projeto de publicação coletiva denominado Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil, Editora Boitempo, que já tem quatro volumes publicados. PESQUISE AQUI.  

 

 

  • Grupo de pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania

Coordenado pela Professora Gabriela Netrabalho contituicao e cidadania 2ves Delgado, esse grupo de pesquisa, com dez anos de atuação, é vinculado à Faculdade de Direito da Universidade de Brasília – UnB, com registro na Plataforma Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil. Desenvolve pesquisas voltadas à valorização do direito fundamental ao trabalho digno na perspectiva do Estado Democrático de Direito. Propõe, para tanto, a utilização de instrumentos jurídico-institucionais que viabilizem a afirmação ética do trabalho digno, enquanto elemento indispensável para a constituição, o crescimento e a realização do trabalhador. Estrutura-se em um ambiente de reflexão contínua, contando com a participação de docentes e discentes da graduação e da pós-graduação, bem como de profissionais das mais variadas carreiras jurídicas. As reuniões são semanais e realizadas nas dependências da Faculdade de Direito da UNB. PESQUISE AQUI. 

 

 

 

  • Grupo de pesquisa Trabalho e Capital 

O Grupo de Pesquisa Trgrupo de trabalho capital 3abalho e Capital se apresenta como a institucionalização de um grupo de estudos denominado “luta trabalhista”, que foi formado nos corredores da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP, integrado por estudantes de graduação e de pós-graduação, sob coordenação do Professor Jorge Luiz Souto Maior. PESQUISE AQUI.

 

  • Grupo de pesquisa em Trabalho e Justiça Social 

O Grupo de just 4Pesquisa em Trabalho e Justiça Social é vinculado ao Programa de Pós-Graduação de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem como objetivo lançar um olhar centrado nas questões de justiça sobre as problemáticas, novas ou tradicionais, da sociologia do trabalho. No âmbito das discussões da Sociologia do Trabalho e da Justiça Social, os temas caros por excelência ao grupo são: transformações no capitalismo, no mercado de trabalho, nas relações de trabalho e de emprego, reconhecimento e autenticidade no trabalho, trabalho imaterial, introdução de tecnologias de comunicações e informação, desigualdade social, legislação trabalhista, migrações, identidades e subjetividades, entre outros. Coordenado pelas Professoras Cinara Lerrer Rosenfield e Luciana Garcia de Mello. PESQUISE AQUI.

 

 

  • Grupo de pesquisa em Configurações Institucionais e Relações de Trabalho

 

WhatsApp Image 2019 10 25 at 10.45.36

 

 

 

As Configurações Institucionais e Relações de Trabalho é um grupo de pesquisa registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, coordenado pela professora associada Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da Silva, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito e do Departamento de Direito Social e Econômico da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve projetos vinculados às linhas de pesquisa Direitos Humanos, Sociedade e Arte e Democracia, Instituição e Desenhos Institucionais, e reúne docentes e discentes da graduação e da pós-graduação em Direito da UFRJ, com colaboração de pesquisadores de outras instituições e áreas de conhecimento.

Tem como propósito desenvolver investigações afetas ao estudo das instituições que estruturam as relações de trabalho no Brasil, como também se propõe a ser um laboratório de acompanhamento das propostas em discussão no cenário público que pugnam pela reformulação do marco regulatório aplicável ao mundo do trabalho na contemporaneidade. Privilegia a abordagem interdisciplinar, com ênfase nas abordagens provenientes da sociologia do trabalho, da economia, da ciência política e da teoria do direito, de modo a refletir sobre as teorias jurídicas que se voltam à fundamentação e análise dos sistemas de regulação laboral. PESQUISE AQUI.

 

 

  • Grupo de pesquisa Retrabalhando o Direito

 

WhatsApp Image 2019 10 25 at 11.04.17

 O Grupo de Pesquisa Retrabalhando o Direito – RED, da PUC MINAS, têm por coordenadores os Professores Maria Cecília Máximo Teodoro e Márcio Túlio Viana.

O grupo integra a Rede Nacional de Grupos de Pesquisas e Extensões em Direito do Trabalho e da Seguridade Social (RENAPEDTS) , entidade que congrega pesquisadores e pesquisadoras de várias instituições de ensino jurídico do país, que se dedicam a compreender criticamente as relações jurídicas trabalhistas e sociais. PESQUISE AQUI.

 

 

 

 

 

 

 

  • Grupo de pesquisa Direito do trabalho e Teoria Social Crítica

WhatsApp Image 2019 10 25 at 11.07.43O grupo de pesquisas Direito do Trabalho e Teoria Social Crítica, da Universidade Federal de Pernambuco, tem por maior incentivador o Professor Everaldo Gaspar Lopes de Andrade. 

O grupo foio formado para pesquisar, a partir de bibliografia atualizada e multidisciplinar e por meio das evidências empíricas e analíticas produzidas pela teoria social crítica, que o Pleno Emprego, base de sustentação do Estado do Bem-Estar de raiz keynesiana, não é mais o ethos fundamental da convivência das pessoas em sociedade, nem tampouco a categoria ou pressuposto para desencadear proposições teóricas no campo dos chamados direitos sociais ou dos direitos humanos.

Na era do chamado Desemprego Estrutural, da desproletarização da classe que vive do trabalho, da desregulamentação e da reestruturação produtiva, rompeu-se o elo que dava sustentação ao Estado Providência, ou seja, o trabalho de longo prazo, que permitiu a constituição de uma sociedade estável, em que os direitos sociais eram previsíveis e de larga duração. Se o domínio global é, agora, do capitalismo financeiro, improdutivo; se a reestruturação produtiva desencadeia a precarização do trabalho humano; se ao lado do emprego de longa duração? minoria – aparecem infinitas alternativas de trabalho e renda desprovidas de proteção trabalhista; se, ao lado dessas disfunções, surgem ainda o desemprego estrutural, como manter os sistemas tradicionais de proteção do trabalho da classe que vive do trabalho, base da estrutura sindical que está em crise? Este grupo destina-se a formar pesquisadores e produzir trabalhos científicos, a partir de uma perspectiva multidisciplinar e que reúne pesquisadores dos campos jurídico, sociológico, psicológico, da história, ciência política, dentre outros ramos das chamadas ciências sociais ou culturais. PESQUISE AQUI.

 

 

  • Grupo de Estudo e Defesa do Direito do Trabalho e do Processo Trabalhista

 

WhatsApp Image 2019 10 25 at 11.22.07O GRUPE (Grupo de Estudos e Defesa do Direito do Trabalho e do Processo Trabalhista), que tem por Tutor o Doutor Gérson Marques, Professor e Coordenador do Mestrado/Doutorado em Direito da Universidade Federal do Ceará. É um projeto de extensão que se dedica ao estudo do Direito do Trabalho e do Processo Trabalhista, numa perspectiva de fomento intelectual e de efetiva atuação acadêmica. O GRUPE integra a Rede Nacional de Pesquisas e Estudos em Direito do Trabalho e da Seguridade Social (RENAPEDTS), da qual é co-fundador.  A proposição do GRUPE foi logo abraçada pelo Diretor da Faculdade de Direito da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e logrou a devida formalização nos órgãos apropriados da Instituição. PESQUISE AQUI.

 

 

Se o seu grupo de pesquisa sobre trabalho na perspectiva da defesa dos direitos humanos não estiver presente nessa lista, mande-nos a sugestão para o e.mail [email protected] com o título “sugestão biblioteca“. 

21 de outubro de 2019

0 respostas em "SITES, BLOGS E GRUPOS DE PESQUISA"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho © 2019. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Nunes Dev.
Abrir chat
Precisa de ajuda?