Escola da ANPT inaugura instalações físicas em Brasília

A solenidade de inauguração contou com a presença de diversos membros do Ministério Público do Trabalho (MPT), representantes de outras entidades de classe, ministros e advogados. O estúdio de gravações de videoulas da escola funcionou em formato demonstrativo, com jornalista especialmente contratado para coletar depoimentos para compor a memória do evento.

O presidente da ANPT e diretor geral da Escola, Ângelo Fabiano Farias da Costa, ressaltou o orgulho com o projeto da Escola da ANPT e destacou que ela já é um sucesso na comunidade jurídica. Prova disso, de acordo com ele, é que os custos provenientes dela já foram praticamente cobertos, com a venda dos cursos ofertados.

Sobre os 41 anos da ANPT, o procurador falou do alto índice de filiação dentre os associados ativos, que chega a 99%, e disse que isso representa o reconhecimento da classe não apenas do trabalho institucional corporativo, mas também do social. “A ANPT se legitima muito no Congresso Nacional, assim como em outras esferas. É com muito orgulho que hoje nós fazemos esse pequeno evento para amigos e associados, para que possamos mostrar o quanto essa associação representa para todos nós e para mostrar o quanto ela tem crescido, não apenas aqui dentro, mas lá fora e tem se tornado orgulho para todos”, informou Farias da Costa.

Presente na solenidade também, o procurador-geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, destacou a importância da sede própria da Escola da ANPT e disse que o MPT também colherá muitos frutos dessa iniciativa. “Mais uma vez ressalto que é o caminho mais correto para que possa reinventar a instituição e provocar mais instituições a fazer da nossa sociedade um lugar melhor para se viver”, disse.

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, por sua vez, ressaltou a necessidade de união entre magistratura e Ministério Público. Ele destacou o trabalho à frente da Enamat, assim como a importância do trabalho da Escola da ANPT e disse que “chegará um dia em que nós teremos um projeto muito maior, a criação de uma escola superior de sistema jurídico, onde todos estariam juntos tratando das questões que envolvem formação das carreiras jurídicas e de quem atua no espectro nacional, nas nossas carreiras do ministério público, da magistratura”.

O diretor adjunto da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Manoel Jorge e Silva Neto, falou sobre a importância da troca de conhecimentos e de se levar a visão dos procuradores do Trabalho sobre os mais variados temas da área do direito brasileiro. Citando a poetisa Cora Coralina, ele ressaltou: “Feliz aquele que transfere o que sabe, feliz aquele que aprende o que ensina. Essa é a feliz síntese poética que será convertida no cotidiano dessa escola, aprender, ensinar, ensinar e aprender “, pontuou.

Já a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, disse que a inauguração da Escola da ANPT é apenas o começo da jornada, visto que a instituição ainda tem muito a crescer e a oferecer para a sociedade. Voltando-se para a ANPT, ela elogiou a condução do presidente da entidade à frente da coordenação da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) e ressaltou que o procurador tem habilidades essenciais para o cargo, o que o tornará um honorário coordenador na Frentas para sempre.

Para o diretor pedagógico da Escola, Helder Santos Amorim, a instituição de ensino tem se tornado um importante instrumento de diálogo dos procuradores do Trabalho com a sociedade sobre os temas centrais do mundo do trabalho. “Em pouco mais de três meses do lançamento da plataforma EAD, a Escola disponibilizou três cursos bem recebidos pelo público, um dos quais, o curso preparatório para o concurso de procurador do Trabalho, superou todas as expectativas em número de matrículas, com ampla participação dos servidores do MPT. O sucesso dos cursos tem ensejado arrecadação necessária à sustentabilidade econômica da Escola. Por todos esses motivos, celebramos e agradecemos aos alunos, professores e funcionários pela confiança que depositam nesse projeto”, informou Amorim.

escola lançamento 05escola lançamento 05

7 de fevereiro de 2020

0 respostas em "Escola da ANPT inaugura instalações físicas em Brasília"